O Ciclo do Pão, em Meruge, vai cumprir, no próximo domingo, dia 21 de setembro, a sua 15ª edição, fiel ao objetivo inicial de “manter vivas as tradições do cultivo dos cereais, associado à importância destes alimentos na história e vida das populações rurais”.
O pagamento das rendas agrícolas, que se cumprem pelo S. Miguel (29 de Setembro), e a aproximação ao Equinócio de Outono (23 de Setembro), são factores determinantes para a escolha da data.
Esta iniciativa de valorização e afirmação da nossa cultura imaterial é dinamizada pela Junta de Freguesia de Meruge, com a prestimosa colaboração da ADSCVC (Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral) entidade para quem reverterá, destinada à construção do LAR/Sede, a “colheita” da Caminhada “Milho Rei” e do Almoço Solidário.
Tendo como epicentro a Lage Grande, o Programa tem vários e interessantes atractivos. O ponto de partida da Caminhada, será dado às 8,30h, na Junta de Freguesia.
No Forno Comunitário, desde madrugada e durante todo o dia, sairão quentinhas a Broa de Milho, as Bôlas de Carne, de Bacalhau e de Chouriça, que requerem encomenda prévia.
Às 10 horas, no prado do Chão de Várzea, a meio da Caminhada, será feita a Ceifa do Milho, para a qual os participantes devem ir munidos de “seitoura”. Terminada a safra, será servida a obrigatória “Petica”, de Queijo Curado no centeio, com Trigamilhos, Marmelada, a par de outras lambarices.
Às 13 horas, na sede da Associação dos Amigos de Meruge, é hora do ALMOÇO SOLIDÁRIO, recuperando mais um prato da gastronomia popular, a Feijoada à Moda de Nogueirinha (há ementa alternativa). As sobremesas terão o Arroz Doce de Anis a Tigelada e a fruta de época.
Durante a tarde, a animação musical será feita pelo Rancho Folclórico da A. Cultural de Lagares da Beira e pelo Rancho Folclórico da Freguesia de Seixo da Beira. O Grupo de Concertinas de Gouveia marca presença logo antes de almoço, para criar o ambiente de alegria que é apanágio do evento.
A “Descasca do Milho”, iniciar-se-á pelas 16 horas, podendo cada um entrar na lide espontaneamente. Veremos quem terá a sorte de encontrar o “Milho Rei” e cumprir o gostoso dever de abraçar e beijar a roda dos descascadores. “Afiados” os Manguais e à voz do mandador, terá início a “Malha”, que só terminará quando não sobrar um grãonos “casulhos” das espigas acamadas no centro da Lage Grande.
A Merenda da Malha, tão concorrida e apreciada, será servida a todos os presentes, pelas 18 horas. A Petinga (sardinha pequena) em Molho de Escabeche e os Bolos de Farinha Triga com Canela, ocupam um lugar de destaque na mesa, onde não faltarão os enchidos artesanais de Meruge e outras iguarias.













