Emoções. Factos. Opiniões.

Alguém se recorda dos investimentos relevantes deixados pelo anterior Executivo PSD no Concelho? Obras? Trabalho Social, desportivo ou cultural?  É que por mais que queiram ressuscitar velhas estratégias, velhas ideias, há algo que não conseguem fazer. Mudar o presente com o trabalho feito pelo PS, e muito menos apresentar Futuro a Oliveira do Hospital.

A Europa aqui tão longe. É um facto que nós Portugueses, temos a emoção do nosso país espalhada pelo mundo fora. As opiniões demonstram que em qualquer parte do mundo, sermos europeus, é algo que não nos define. Mas a verdade é que a Europa, aqui tão perto, parece-nos longe, e muitas vezes demasiado afastada da nossa realidade como pessoas. Agora que democraticamente elegemos os nossos representantes na Europa, lá nos recordamos que ela existe, apesar de mais uma vez a abstenção ter sido a grande vencedora em Portugal. A nível nacional os resultados demonstram mais uma vez que, felizmente, os portugueses continuam a escolher a moderação, em vez do extremismo e radicalismo. É um facto que a vitória do PS veio demonstrar que continua ser o partido em que os portugueses mais acreditam, com resultados claros em termos de desenvolvimento nacional. Os factos históricos relatam que o PS foi o partido que mais contribuiu para a adesão à velhinha “CEE”, é também o partido que mais apoios europeus conseguiu para o nosso país. E é aí que nos questionamos. Onde estaríamos hoje, sem o apoio dos Fundos Europeus? Queixamo-nos, lamentamo-nos, mas a verdade é que Portugal tem tudo a ganhar com a Europa, mas a Europa também tem tudo a ganhar com Portugal. São os factos.

E basta olharmos para o nosso concelho. Por mais que se tentem aproveitar, de forma desesperada, os resultados concelhios, para oposição à Câmara Municipal, algo que não é possível, sabendo-se que votaram em mobilidade, centenas de pessoas de todo o país, no nosso concelho, há um facto que ninguém pode apagar… Nos últimos 15 anos de governação socialista, tivemos um concelho totalmente novo, com mais e melhores equipamentos, mais e melhores condições de vida. Foram vários milhões que vieram para Oliveira do Hospital, fruto dos vários programas de financiamento europeus e nacionais, que o antigo Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, tão bem soube negociar e concretizar em obra, e que o atual presidente da Câmara, José Francisco Rolo, tem dado uma excelente continuidade, com mais obra e com novos pacotes de financiamento a caminho do concelho. As opiniões internas e externas não deixam mentir. O Partido Socialista na Câmara Municipal tem uma capacidade inigualável de negociar, captar e desenvolver. Basta recordar que os Oliveirenses passaram a ter uma Central de Camionagem digna, sem pessoas à chuva, cujos acessos na Av. Carlos Campos e envolventes foram totalmente renovados, uma ampliada e moderna Zona Industrial, uma Zona Histórica com dignidade, Escolas requalificadas, Estradas requalificadas, Extensões de Saúde, e tantas outras obras, que estão cá. Estão à vista de todos e todas. São emoções nossas. A breve prazo teremos uma nova, moderna, Casa da Cultura, das melhores do país. Teremos um dos maiores e melhores Centros Educativos do país. Teremos a conclusão da renovação da Zona Histórica. Teremos um Centro Municipal de Protecção Civil com equipamentos e tecnologia para um concelho e uma região mais segura. Se dúvidas houvesse, este Executivo Socialista tem obra. Faz obra, capta investimento que atrai pessoas. São factos. Independentes das opiniões… partidárias e independentes.

Mas não para. E é um facto público que para breve teremos o início da ampliação e modernização do Centro de Saúde, da requalificação das Piscinas Municipais, de uma Comunidade energética de última geração, que colocará a nossa Zona Industrial entre as mais avançadas da Europa, no maior investimento de sempre feito em Oliveira do Hospital. Não esquecendo que os fundos também negociados trarão uma nova residência do IPC para Oliveira do Hospital e novas instalações para a ESTGOH. É este o resultado da emoção política com uma governação centrada nas pessoas, com trabalho pelo concelho, com apoios que fazem inveja a concelhos bem maiores, e que libertam verbas do orçamento para apostar ainda mais na coesão territorial e em obra nas freguesias. E muito mais se conseguiu e conseguirá… com as opiniões e apoios de todas e todos.

Agora basta fazer um pequeno exercício de memória. Alguém se recorda dos investimentos relevantes deixados pelo anterior Executivo PSD no Concelho? Obras? Trabalho Social, desportivo ou cultural?  É que por mais que queiram ressuscitar velhas estratégias, velhas ideias, há algo que não conseguem fazer. Mudar o presente com o trabalho feito pelo PS, e muito menos apresentar Futuro a Oliveira do Hospital. A oposição do PSD, e reitero a opinião com factos que cada vez mais o demonstram, não tem ideias alternativas para o nosso concelho. Apenas e só um regresso ao passado, com a crítica do costume, de um partido que deixou um concelho orgulhosamente só, que não saía de cá para captar apoios europeus ou nacionais, para dialogar, que vivia fechado para a grande maioria da população, inclusive para as Freguesias. Parece ser um facto, que o concelho de Oliveira do Hospital, aqui tão perto, afinal era e parece continuar a ser longe para a oposição camarária, apenas e só lembrado em altura de eleições.

Aqui, no nosso concelho, nas nossas freguesias, nas nossas terras, a Europa pode parecer longe, o poder central pode parecer longe, mas a emoção do Presidente e do seu Executivo camarário Socialista, irão continuar a aproximar-nos de tudo, mas sobretudo as pessoas umas das outras, que é o que interessa no final do dia.

Obrigado pela paciência e Boa leitura.

Daniel Dinis Costa

Exit mobile version