Ana Isabel (AnaViagens) pôs a região a viajar pelo mundo e atinge crescimento de 300% em 2024

A antiga professora de matemática gere hoje uma das maiores agências de viagens da região, dedicando-se sobretudo às viagens de grupo e mais recentemente aos transportes

Há 10 anos quando organizou a primeira “excursão”, ainda no ensino, Ana estava longe de pensar que as viagens eram o seu destino. Começou por viajar com a Tupperware, marca que representa há vários anos em Oliveira do Hospital e no distrito, onde em pouco anos, chegou ao topo da pirâmide.

Em 2022, e depois de atingir recordes de vendas das famosas caixinhas para conservar alimentos da conhecida multinacional americana, Ana Isabel foi “business líder” a nível nacional e europeu, tendo sido mesmo um case study da marca, por ter conseguido chegar ao “topo” sozinha, apenas com o seu trabalho e das suas equipas.

Nessa fase, conta, “ganhei sempre muitas viagens, muitos cruzeiros, que me permitiram aprender imenso” e acima de tudo  “ganhar o gosto por viajar que até aí não podia”, diz, lembrando que “foram estes conhecimentos” que lhe fizeram despertar o “bichinho” por este setor. “Eu costumo dizer que a vida é uma bola de neve” e o “mais importante é nunca fecharmos a porta às oportunidades que nos vão surgindo”, observa a conhecida empreendedora oliveirense, garantindo que foi o seu olhar atento sobre as coisas, nomeadamente sobre as viagens que fazia, que lhe deram o “know how” necessário para se lançar também neste mundo. “Eu sempre fui muito observadora e via a forma como eles (agências de viagens) organizavam , no fundo o trabalho que eu hoje faço, era aquilo que eu observava”, refere, não escondendo que foi o sucesso de vendas na Tupperware, que continua ainda a manter com um espaço aberto ao público em Oliveira do Hospital (em 2022 a equipa que lidera atingiu mais de um milhão de euros de vendas) que lhe deu o impulso para apostar na agência.

“Como em tudo, começamos sempre pequeninos, comecei com viagens de 1/2 dias só com pessoas do concelho e alguns concelhos limítrofes e só algum tempo depois é que me aventurei a outro tipo de viagens, de mais dias”, recorda a empresária natural da Bobadela, que este ano ( em setembro) assinala 10 anos que organizou a primeira excursão.

Uma década depois do primeiro passeio, a empresa “Sopro Divertido” que hoje detém a Ana Viagens e a Ana Tour na área dos transportes, não tem parado de crescer. E a pandemia parece mesmo ter sido o “sopro” que este setor precisava. “As viagens estão em alta e acho que as pessoas desde a pandemia começaram a inverter as suas prioridades”,  constata a empresária, que tem assistido, nos últimos anos, a um crescimento desta área de negócio.

“Eu costumo dizer que hoje só não viaja quem não quer, nós temos viagens desde 50 euros até 3 mil euros”, garante Ana Isabel que reconhece ter posto muita gente a viajar, com a sua empresa, que antes nunca tinha tido essa experiência. “Nós não somos melhores, nem piores que os outros, simplesmente eu tenho sempre a preocupação em fazer bem aquilo que faço e ponho sempre o meu cunho pessoal nos destinos que ofereço. Gosto de ser eu a fazer os meus programas/circuitos e não compro os pacotes que as grandes operadoras que me querem vender”, explica, justificando assim o crescimento de número de clientes que a procuram, a cada ano, para um destino de férias.

“Nós temos de ter consciência que aquela pessoa que está a pagar uma viagem está a cumprir um sonho de vida e não queremos de todo que isso possa ser uma desilusão”, considera, acreditando que a proximidade e o acompanhamento que dá a todos os clientes nas suas viagens “faz a diferença”. “Tento ir sempre, às vezes não consigo estar em todas as viagens, mas estou quase sempre presente”, garante a empresária que fala connosco entre dois cruzeiros: “vim no domingo das Caraíbas e hoje (terça feira) já vou sair para um cruzeiro no Mediterrâneo, prevejo que o próximo fim de semana que vou passar em casa seja em Novembro”, adianta, dando a entender o volume de trabalho que tem atualmente e que tem vindo sempre a subir.

“Temos muito trabalho, muito mesmo, as viagens estão em alta em todo o mundo, e posso dizer que este ano vamos registar um crescimento de 300% por cento em relação ao ano passado”, faz notar a antiga professora de matemática que herdou, muito provavelmente da profissão, a capacidade de organização e gestão para somar, a cada ano, mais clientes que vêm de todo o lado, e não apenas da região, como era no princípio. “Temos clientes de todo o mundo, da França, da Suíça, dos EUA, que nos procuram nas suas férias e depois isto tem um efeito de contágio, há clientes que parece que rejuvenescem, é incrível” assegura, perto de atingir os três milhões de euros de faturação em 2024.

Além da Ana Viagens, e para suprir aquilo que era uma necessidade da empresa, que organiza passeios todas as semanas, apostou mais recentemente nos transportes, com a compra de um primeiro autocarro em 2023. Seguiu-se a aquisição de um segundo  autocarro de “luxo” já este ano, que fez a viagem inaugural há poucas semanas, e se tudo correr como previsto “em 2025 virá mais um a caminho”, diz a empresária, para quem este investimento acaba por ser o corolário de um trabalho que levou alguns anos a consolidar.

“Há poucas empresas de transportes e nós tínhamos cada vez mais necessidade de fazer as nossos programas sem estarmos dependentes de terceiros”, refere, explicando que os autocarros não servem apenas para passeios turísticos, estão também disponíveis para outro tipo de transportes.

Atualmente com 8 colaboradores e com 2024 já “lotado”, Ana Isabel prepara já a operação do próximo ano, que prevê igualmente de crescimento tanto no mercado interno, como externo. “Estamos a trabalhar muito bem o destino São Tomé e Príncipe”, exemplifica, garantindo, como tem sido seu apanágio, experiências inesquecíveis aos clientes que viajam consigo, até porque se a vida é um sopro, se for divertido, é bem melhor !

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